A Medição de Pressão é uma ciência que estuda a força exercida por intermédio de um fluído de diferentes características em uma superfície, no contexto de um recipiente.
Essa força é originada geralmente de um ponto em que a pressão tem a sua nascente. Através dessa ação, os grandes estudiosos foram tecendo suas grandes descobertas.
Saiba mais sobre eles:
Galileo Galilei (1564-1642)
Através de uma bacia e um tubo, percebeu que conforme a temperatura diminuía, o tubo exercia um papel de sucção do líquido, diminuindo assim o nível.
Já com a temperatura mais alta, a saída do tubo se expandia aumentando assim o nível da bacia.
Porém, os descobrimentos não paravam por aí, o que gerava a curiosidade de outros cientistas.
Evangelista Torricelli (1608-1647)
Criador do Barômetro que mede a pressão atmosférica sob a terra. Seu experimento era simples:
Consistia em um tubo selado de um lado cheio de mercúrio, pousado sob um recipiente grande com mercúrio, o mesmo ia descendo do tubo, o que caracterizava um tipo de pressão.
Blaise Pascal (1623 – 1662)
Um grande estudioso e com múltiplos títulos, pegou todo o conceito do barômetro e o testou no alto de uma colina. Concluindo a pressão do ar era menor dentro deste conceito.
Otto Von Guericke (1602 – 1686)
Famoso físico alemão responsável pela criação da primeira bomba de ar. Essa invenção permitiu a um outro cientista dar profundidade em estudos mais aprofundados.
Robert Boyle (1627 – 1691)
De origem irlandesa e com os títulos de químico e físico, usou toda a mecânica da primeira bomba de ar para executar experimentos em compressão e descompressão. Após 200 anos, um francês fez uma grande descoberta.
Joseph Louis Gay-Lussac (1778 – 1850)
Físico e químico francês, descobriu que a pressão de um gás confinado em um volume é equivalente a temperatura do mesmo.